Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mais uma semana de trabalho e descobertas

Esta semana continuamos com uma baixa de crianças devido ao surto de gripe que tem afetado o nosso Jardim de Infância. No entanto continuamos a trabalhar no projeto do comboio e a nossa maqueta está a começar a ganhar forma.
Achamos muito interessante a pintura com ímanes feita pelos meninos da sala Fixe. Como estávamos a falar sobre pinturas abstratas, resolvemos usar a técnica para fazer as nossas pinturas abstratas. Foi mesmo muito divertido e promoveu a interação e ajuda entre os pares.
Continuamos a registar a chuva no pluviómetro, esta semana registamos, na segunda-feira (acumulação do fim de semana) o indicador mais alto até ao momento. Com tanta chuva a cair a Graça levou-nos 4 imagens muito expressivas de uma criança a explorar a chuva. O objetivo era ordenarmos, as imagens, a gosto e conta uma história. Esta atividade foi muito divertida, criativa e desafiante. Apesar das imagens serem iguais para todos, não tivemos uma única história igual Aqui ficam alguns registos:
A Sessão de motricidade desta semana foi orientada pelas estagiárias. Percorremos um trajeto com alguns obstáculos, onde nos era exigido algumas habilidades motoras. Aqui ficam alguns registos
A resolução de problemas desta semana foi integrada numa história com várias famílias de ursos. As famílias eram representadas por ursos com cores: Amarela, a família do aniversariante, azul, vermelha, verde, roxa e cor de laranja. O objetivo era descobrir quantos ursinhos de cada cor podiam ir à festa de aniversário do ursinho Amarelo. O ursinho amarelo tinha autorização dos pais para convidar 10 amigos, mas tinha como condição que estivessem todas as famílias de ursinhos (designada por cores) representadas. As crianças tiveram acesso à manipulação dos ursinhos, mas um número elevado de crianças fez o registo sem utilizar esse recurso. No grupo de crianças com quatro anos reduzimos os convidados para 6. Aqui ficam alguns registos.
Outras atividades livres na área da matemática

1 comentário:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Mais uma bela semana!
Gostamos de ver a vossa pintura magnética, foi feita em pratos, não foi? É capaz de ser bem mais fácil de concretizar, do que foi a nossa ;-)
Continuação de bom trabalho e brincadeira para todos!

Bjs, Juca e Sala Fixe