Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

sábado, 3 de novembro de 2012

8ª - Semana

Esta semana foi muito intensa, cheia de atividades e de novidades. Com a proximidade do Halloween e, apesar de não ser uma festa com tradição portuguesa, as crianças começaram a levar para o Jardim materiais e trabalhos realizados em casa alusivos à data. A Graça também levou um Power Point onde sobre as origens do Halloween e como ele se espalhou por algumas partes do mundo. ORIGEM DO HALLOWEEN on PhotoPeach Assim decidimos transformar as abóboras que o João Paulo e o Henrique trouxeram, em figuras assustadoras. Para decidirmos as expressões, das referidas abóboras, escolhemos algumas caretas e depois fizemos uma votação na sala, para escolher o modelo a reproduzir. Desenhamos a careta na abóbora e com uma faca a Graça cortou os olhos a boca o nariz e a parte da cabeça. Aproveitamos o interior da abóbora para fazer sonhos que estavam deliciosos. Com a letra A de abóbora encontramos outras palavras começadas com o mesmo som e descobrimos o A em varias palavras escritas na sala. Atividades na sala: Atividades no âmbito do halloween on PhotoPeach Biblioteca Municipal A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo convidou-nos para uma a hora do conto, uma iniciativa no âmbito do projeto de intercâmbio com outras Bibliotecas de outros Distritos. Assim tivemos a oportunidade de ouvir contar uma história, com um avental mágico, vindo de S. João da Madeira. Ida à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo on PhotoPeach Esta semana, fomos apanhados de surpresa, o sinal de alarme tocou e nós tivemos que nos organizar, para sair rapidamente do interior das instalações do Jardim de Infância e do 1ª ciclo. Foi o simulacro!
A Escritora Regina Lavandeira autora do livro infantil “ Ana e o rio encantado” foi ao nosso Jardim de Infância contar a história e responder às nossas perguntas. Foi muito divertido e portamo-nos muito bem. http://www.osmeusmileumcontos.blogspot.pt/2012/04/ana-e-o-rio-encantado-livro-infantil.html http://osmeusmileumcontos.blogspot.com
Na atividade experimental de ciências e dando continuidade à experiência da semana anterior, tivemos a observar a preparação de água com salsa ao microscópio. Como já tínhamos observado anteriormente (na atividade de dissolver sustâncias na água) os nossos olhos não identificam todas as substâncias ou microrganismos que podem estar diluídos na água. Se a água não apresentar cor, cheiro ou sabor podemos ser enganados pelos olhos. Esta semana verificamos que a água que parecia limpa porque estava transparente no gobelé, afinal estava cheio de bichinhos que não paravam de se mexer de um lado para o outro. Eram Paramécia um ser vivo unicelular que se reproduz assexuadamente por divisão. Atividade de Ciências on PhotoPeach Algumas atividades livres nas áreas da sala:

1 comentário:

Lúcia Curopos disse...

Uma semana muito preenchida... e muito diversificada...
parabéns