Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

sábado, 15 de setembro de 2012

Primeira Semana


Define a Lei-quadro que a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

A educação pré-escolar tem então como objetivo “Promove o desenvolvimento global e harmonioso da criança, reconhecendo as suas aptidões e experiências procurando o máximo rendimento do seu potencial humano.” (D.G,EBS)

Neste sentido é função da educação pré-escolar:

 

¢  Proporcionar às crianças um conjunto de experiências e vivências;

¢  Valorizar toda a exploração, a manipulação de materiais, a vivência de novas experiências, a observação, a aquisição de hábitos e regras, a convivência com outras crianças e adultos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, social, motor e cognitivo.

¢  Responder a cada criança, não esquecendo que as crianças têm características próprias e que cada uma é diferente da outra:

¢  Transmitir segurança pois cada criança, necessita de se sentir acolhida, amada, confiante, segura e felizes, para um bom desenvolvimento global

¢  Dar à criança oportunidades para falar, exprimir-se de várias formas, tomar decisões, resolver sozinhas os seus conflitos, procurar respostas, encontrar soluções, participar ativamente no processo ensino-aprendizagem.

¢  Ajudar a criança a crescer em sensibilidade, pois uma criança educada na sensibilidade conhece-se melhor e compreende melhor o mundo que a rodeia.

¢  Trabalhar na criança o sentido moral, nem tudo é permitido, há regras e hábitos na vida em sociedade que ela vai aprendendo e incorporando, para estar bem com os outros e consigo própria.

“A Educação modela as almas e recria os corações, ela é a alavanca das mudanças”

                                                                 (Paulo Freire)
Ficam algumas imagens da nossa primeira semana:







 
Como podemos observar foi uma semana muito serena, apesar de 13 crianças iniciarem a frequência, neste Jardim de Infância, pela 1ª vez.
O grupo promete e nós estamos cá para o desafio. Contamos com todos os pais

2 comentários:

Maria da Luz Borges disse...

Bom recomeço!

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Parece que começaram muito bem! Um bom ano para todos vós!

Bjs, Juca e Sala Fixe