Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

sábado, 13 de novembro de 2010

Semana de 8 a 12 de Novembro

O momento de partilha do livro que vai a casa é sempre uma oportunidade para trabalhar a oralidade, a interpretação, o reconto. As crianças aderem muito bem a esta iniciativa e os pais, em casa colaboram lendo o livro e falando com a criança sobre a história. No fim há um pequeno registo do que gostaram e a maioria das criança regista através do desenho.


Demos continuidade ao projecto "Porque caem as folhas", registamos o que descobrimos nos livros, na Internet e o que vimos durante a nossa saída ao exterior.
Desenhamos e a Graça escreveu o que dizemos.
Na enciclopédia que consultamos dizia que as plantas e os animais descobrem quando se aproxima o tempo do frio e desta forma preparam-se para a sua chegada.
Umas das formas de se prepararem é deixarem de produzir clorofila. Fomos ver à Internet e descobrimos que a clorofila é que dá a cor verde as plantas.
Ao perder a cor as folhas ficam frágeis, envelhecidas e acabam por cair com o vento e com a chuva.
As árvores desnudadas “adormecem” durante o tempo do frio.
Mas também descobrimos que nem todas as árvores são de folha caduca. Há arvores que permanecem sempre verdes e com folhas. O T.M., até sabia que essas árvores têm folhas perenes.
Resolvemos produzir na expressão plástica esses dois tipos de árvores, com a história da Maria castanha decidimos montar o Jardim onde a Maria Castanha brincava com os amigos e onde o vendedor vendia castanhas.


Fizemos uma experiência para retirar a clorofila da folha:



As Estagiárias do Mestrado de habilitação à docência começaram por apresentar a História da Maria Castanha através do computador.
Mais uma vez observamos um ramo de castanheiro com ouriços e castanhas. Esta actividade serviu de motivação para o magusto com a escola do 1º ciclo. Construímos as saquinhas para transportar as castanhas quentinhas e decoramo-las a gosto.
Com a história reforçamos o valor da amizade e cantamos a canção, que gostamos muito:" Ser amigo é tão bom".
No dia do magusto colocamo-nos à volta da fogueira e cantamos e ouvimos lindas canções sobre as castanhas.
Começou a chover e fomos comer as castanhas na sala, estavam deliciosas!
No dia seguinte falamos sobre o Magusto, o que gostamos mais, fizemos o registo através do desenho e a Graça escreveu o que cada um gostou mais para ficar guardado no nosso portfolio.


Resolução de problemas



Sessão de Motricidade

Sem comentários: