Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

domingo, 21 de novembro de 2010

Semana de 15 a 19 de Novembro

Esta semana demos continuidade ao projecto" Porque caem as folhas". Como tínhamos combinado, as alunas do 8º ano da Pedro Barbosa, escola sede do Agrupamento, foram ao nosso Jardim, para colaborar no nosso projecto.
Começaram por apresentar alguns slides sobre as árvores de folha caduca e árvores de folha persistente ou perene.
Ficaram muito admiradas porque rapidamente identificamos, as respectivas árvores e falamos das descobertas que já tínhamos feito.
Manipulamos folhas caducas com uma pigmentação castanha, amarelada e vermelha e folhas de árvores perenes de pigmentação verde.
Verificamos que o revestimento das folhas era diferente e esta característica é muito importante para suportarem o frio.
Também observamos nos slides que normalmente as árvores de folha perene que registem ao frio têm uma formato em triangular, para que o gelo e a neve possam escorrer com mais facilidade.
Surpreendemos as nossas visitantes ao falarmos da clorofila e da experiência que tínhamos feito na sala para retirar a clorofila bruta das folhas.
O que não sabíamos e aprendemos com a experiência que as colegas do 8º ano traziam, é que os outros pigmentos (castanho amarelo e vermelho) também estão presentes nas folhas, mas são tapados pela clorofila, quando as folhas na árvore deixam de produzir clorofila, os outros pigmentos que estavam tapados aparecem e a folha apresenta a cor dos outros pigmentos.
Mostraram-nos num tubo de ensaio a experiência onde retiraram o pigmento amarelo e castanho das folhas.
Aprendemos muito com esta parceria
Queremos agradecer a professora Carla e as alunas que foram ao nosso Jardim, gostamos muito.






Como aprendemos muitas palavras novas com este projecto decidimos fazer um dicionário, com as palavras que aprendemos.
Também fizemos uma avaliação do que tínhamos aprendido com este projecto, aqui fica o resultado.
M.- “ As folhas caem porque estão a perder a clorofila. As árvores estão a adormecer porque estamos no Outono.”
V.-”As folhas quando perdem a clorofila mudam de cor, ou ficam castanhas, amarelas, vermelhas caem no chão e depois ficam podres e desaparecem ou então são comidas pelas minhocas.”
T.-“ As árvores não têm olhos, nem boca, nem nariz, mas sabem quando chega o frio e deixam de produzir clorofila. As folhas caem, são folhas caducas, mas há árvores que não deixam cair as folhas, porque são de folha perene.
Mg.M. -“ aprendi que quando chega o frio as folhas ficam frágeis e com a chuva e o vento caem, são folhas caducas. Se não deixassem cair as folhas as árvores morriam com o frio.
In. –“ As árvores adormecem e deixam de produzir clorofila.




Actividades nas áreas:



















Motricidade









Sem comentários: