Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

sábado, 6 de novembro de 2010

Semana de 2 a 5 de Novembro

Iniciámos a semana com a partilha do livro que vai a casa no âmbito do projecto PNL





No inicio da semana aconteceu uma situação interessante e reveladora da apropriação, por parte das crianças da metodologia da participação que se pretende trabalhar na sala.
Na terça-feira a L.G. uma criança de três anos levou uma folha para a sala. Observamos a folha e começamos a especular porque é que a folha estava ali, porque tinha aquela cor… é claro que já tínhamos noutra situação falado sobre o Outono a M.L. ate levou um cesto de frutos de Outono e por ai fora.
A determinada altura a S. perguntou: - "E porque é que as folhas caem das árvores?"
A questão fez levantar outras: "E porque é que as árvores ficam só com pauzinhos?"
"Porque é que as folhas que eram verdes ficaram castanhas e amarelas nas árvores?"
Fiquei surpreendida com as questões que foram surgindo a forma como as discutiam em grupo, sobretudo quando o T.M acrescentou “já estou a ver que temos que fazer outro projecto para descobrir essas coisas”
Inicialmente senti que havia grande expectativa para que eu respondesse as suas perguntas, mas fui contornando as questões desafiando e promovendo novas interrogações até chegar à intervenção do T. M. ai reforcei a ideia e partiram para o projecto.




Bom este projecto fez alterar quase completamente a planificação que tinha traçado para esta semana.
Esta situação deu-me uma satisfação enorme – acho que as minhas crianças estão a começar a perceber que podem escolher, participar e ter poder sobre a sua aprendizagem, programando em colaboração com a educadora que ali está para desafiar e andaimar cada processo.

Saímos à rua para ver as árvores, brincamos, recolhemos folhas e observamos, já no Jardim registamos o que vimos



Com as folhas que recolhemos fizemos uma resolução de problemas










Os meninos da sala 4, da Educadora Graça Cavaleiro foram à nossa sala partilhar um frasco de doce de abóbora

Sem comentários: