Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

sábado, 9 de outubro de 2010

Semana de 4 a 8 de Outubro

Iniciamos a semana com o espaço para a partilha das vivências e experiências do fim-de-semana.
Posteriormente a Graça contou-nos uma breve história sobre o fim da Monarquia e inicio da República.
Identificamos alguns símbolos Nacionais e durante a tarde fizemos, com o primeiro ciclo uma simbólica cerimonia para comemorar os 100 Anos da República.




O corpo do nosso João ficou pronto agora foi necessário vesti-lo. Todos juntos escolhemos a roupa para vestir ao João. A escolha teve em conta a estação do ano e a característica atmosféricas, que embora de uma forma mais ligeira ainda se vão verificando.
O João tem permitido trabalhar o corpo humano e temos feitos jogos de associação de imagens com partes do ao boneco. Na sala tenho cartões com partes do corpo isoladas: mão, pé braço, olhos, pescoço…., esses cartões são distribuídos por as crianças que com a ajuda de uma lengalenga vão colocando no sítio certo. Os mais pequenos adoram fazer o jogo.
As crianças acharam que ter amigos era muito importante por isso o João precisava de um amigo, ou uma amiga, para não ficar sozinho, quando os meninos vão para casa. Por isso já temos o molde da Leonor Gaivoto para fazermos a menina, que ainda não tem nome.




Este são os quadro já introduzidos na sala. É com grande satisfação que temos observado que as criança, à medida que o tempo passa, cada vez estão mais autónomas no seu registo.




A Mariana e o Miguel trouxeram para a sala alguns frutos de Outono.
Embora não estivesse programada, esta iniciativa foi muito interessante e deu lugar à construção da menina e do menino espiga de milho. Esta iniciativa chamou à sala a história da "Iaci". Iaci era uma menina Africana que construía as suas bonecas com as suas próprias mãos e com espigas de milho. Tal como a Iaci também quisemos fazer bolinhos com a farinha de milho.
Ainda nesta linha exploramos os ingredientes da receita, utilizando os órgãos dos sentidos explorando sensorialmente, trabalhamos questões de matemática: quantidades, nº de ovos, de chávenas, levou mais do que..., e por fim saboreamos os bolinhos.
Com os ouriços e as castanhas os meninos mais velhos fizeram uma resolução de problemas. Caíram do castanheiro 3 grandes ouriço, como apreendemos com a Mariana cada ouriço pode ter até 3 castanhas, neste caso tinha 3. Quantas castanhas ficaram no chão?
Foi pena a Graça não ter tirado fotografias aos nossos registos.
Os meninos grandes também estão a desenhar e escrever os meses que estão dentro da estação do Outono.






Sem comentários: