Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

sábado, 2 de outubro de 2010

Semana de 27 de Setembro a 1 de Outubro

Esta semana como não podia deixar de ser o nosso fantoche lobo quis saber as novidades do fim-de-semana. A partilha foi importante para trabalharmos a noção cronológica dos acontecimentos, trabalharmos a oralidade, construção frásica e a concordância dos tempos verbais, conhecimentos do mundo próximo e fortalecer, pela partilha amiga, os laços de amizade e de grupo.
Esta semana introduzimos alguns quadros que ajudam e suportam as rotinas: o quadro de tarefas, o quadro da rotina diária, o quadro de presenças e o quadro da planificação diária para os mais crescidos.
A introdução destes quadros foi muito positiva pois ajudou as crianças a perceberem quem eram os responsáveis diários pelas tarefas da sala, evitando a confusão de todos querem fazer a mesma coisa no momento da escolha.
O quadro das rotinas ajuda as crianças a sequenciarem diariamente a rotina do dia dando-lhe segurança, pois sabem com o que conta e conseguem antever o que vem a seguir e o momento de regresso a casa. Este quadro é especialmente importante para os mais pequenos. Para torna-lo desafiador para os mais crescidos organizamo-lo pelos dias da semana e acrescentamos o tempo. Assim diariamente uma criança organiza os cartões da rotina em relação as actividades que temos para o dia. Exemplo Motricidade, expressão dramática, para já são as duas actividades com dias marcados.
O quadro de planificação das intenções de trabalho surgiu para os mais crescidos. Os pequeninos não acharam muita graça a situação pois também queriam fazer.
Inicialmente tentei explicar-lhe que aquele quadro era para os meninos mais crescidos, mas esta afirmação suscitou uma grande revolta porque eles, os pequeninos, também eram crescidos, já não eram pequeninos. Na tentativa de remediar a minha afirmação inicial acrescentei que de facto já estavam crescidos, mas aquele quadro destinava-se só aos meninos que irão, para o 1º ciclo.
Bom ai foi fim. Pois, todos afirmavam convictamente que também iam para o 1º ciclo. Por fim acabamos por decidir que os meninos mais velhos representariam o que iam fazer no plano logo de manhã e os restantes iriam assinalando ao longo do dia conforme fossem realizando as actividades.
Com a planificação algumas crianças escolheram projectos e assim surgiu o projecto dos fantoches do capuchinho vermelho e posteriormente o projecto do João. Esta actividade tem permitido trabalhar o esquema corporal para além de outras valências.



O quadro de presença foi muito interessante observar o esforço das crianças para respeitar a quadrícula, onde teriam que colocar uma cruz, para confirmar a sua presença na sala. À excepção de uma criança que se recusou a faze-lo todas as crianças colocaram no dia 1de Outubro a presença no quadro.
Com a mudança do mês também trabalhamos a palavra escrita e som inicial da letra. Setembro / Outubro não tinham o mesmo som. Algumas crianças identificaram rapidamente que uma começava por um S e outra pelo O. Tentamos encontrar outras palavras começadas por O, apesar da grande participação se ter centrado nos meninos mais velho, também houve participação de crianças mais novas.
A actividade de motricidade e de expressão dramática foi muito participada por todas as crianças.

Na música trabalhamos a canção do relógio e com as clavas batemos o ritmo, a pulsação e divisão.
Nas histórias trabalhamos o capuchinho vermelho e a história da Bruxa Cornélia que aborda o valor da amizade.
As crianças foram verbalizando de forma livre o que para eles é ser amigo.
No fim de cada dia tentamos recordar as actividades que realizamos numa lógica do que gostamos mais e o que não gostamos. Também relembramos os trabalhos que ficaram para o próximo dia.

3 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Tantas oportunidades de aprendizagem e crescimento... e tão bem aproveitadas!
Como conseguem?
A vossa educadora e a vossa auxiliar têm 10 dedinhos mágicos, não?

Bjs, Juca e Sala Fixe

Lenita disse...

Já a trabalhar a todo o gáz, é assim que eu gosto, mas para já ainda temos muito para caminhar...
Fiquei com vontade de ver todos os quadros de que falas, especialmente o das rotinas, nunca usei!
Como fizeste o da planificação?
Gostava de conceber um simples que desse para os pequeninos, ando às voltas com essa ideia.
Bjs.

Ádila Faria disse...

Olá Graça!
Antes de mais o desejo de um bom ano de trabalho e, a ver pelas publicações, trabalho (projectos) é coisa que não falta!
Mas hoje, dia Mundial do Professor dirijo-me especialmente a ti e a todos os professores que contribuem com o seu saber em prol da Educação e do Ensino.
Obrigada por contribuíres para que eu possa ensinar os meus alunos cada vez melhor.
Beijinho,
Ádila