Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

domingo, 24 de outubro de 2010

Semana de 19 a 22 de Outubro

Depois de uma interrupção forçada, pelo falecimento do meu pai, retomei terça dia 19 de Outubro, as funções docentes no Jardim de Infância.
Estava um pouco ansiosa com as possíveis perguntas das crianças sobre a morte, uma vez que todas elas sabiam o motivo da minha ausência.
No entanto fui surpreendida com a abordagem carinhosa e consoladora de algumas crianças.
M.L. “Nos sabemos que tu estás muito triste porque o teu pai morreu, mas não fiques porque ele está no Jesus.”
Al.” O teu pai já era muito velhinho, por isso não fiques triste!”
TM.” Quando nós gostamos muito das pessoas e depois elas morrem ficam sempre no nosso coração”
Fiquei sensibilizada com a preocupação das crianças em consolar-me. Em nenhum momento levantaram a questão da morte com aquelas questões que por vezes são típicas nas crianças: Porque? O como? O para onde foi?...
Foi uma abordagem muito serena com uma vertente mais consoladora do que interrogativa.
Agradeci a solidariedade e partimos para as novidades dos dias em que estive fora.


Esta semana demos continuidade ao friso dos aniversários que tinha ficado um pouco parado, por falta de adeptos para o continuar. Com os aninhos da D. e da M. Surgiu novamente a vontade de saber quem sãos os próximos. Assim voltamos ao trabalho:




















De acordo com o projecto curricular de turma, na área da educação para a saúde temos vindo a reforçar hábitos alimentares saudáveis. Introduzimos a fruta ao meio da manhã de acordo com o projecto em que estamos envolvidos “ Fruta é Vida”
Como estamos a descobrir o nosso corpo procuramos associar, ao corpo saudável uma boa alimentação.
Assim vimos imagens dos nossos frutos preferidos.
Identificamos algumas características: forma, cor, textura, paladar…
Identificamos os frutos nas imagens.
O M. trouxe para conhecermos e experimentarmos dois frutos diferente: Araça e Medronho.
Associamos o fruto à árvore, ou à planta.
Fizemos uma resolução de problemas com a manipulação de frutos de borracha.
E fomos à ACEP e jogamos um jogo com a roda dos alimentos.
Estas actividades desenrolaram-se ao longo da semana






Com a visita à ACEP um grupo de crianças dos mais velhinhos propôs fazer uma roda de alimentos gigante, como a da ACEP.
O T.M. até levou folhetos para recortar os alimentos.
Questionei-os porque queriam fazer a roda?
“Para sabermos os alimentos saudáveis que devemos comer?”
Educadora: E vocês sabem quais os alimentos que compõem a roda?
De questão a questão as crianças perceberam que para construir a roda necessitavam de saber mais sobre os alimentos e sobre a constituição da roda.
Então só tínhamos uma solução fazer um projecto para descobrir o que não sabíamos.
Pela primeira vez este ano iniciamos um projecto, obedecendo às etapas que esta metodologia sugere.
As crianças aderiram muito bem e estão na fase do registo do que sabem, do que querem saber, quem os pode ajudar, onde vão buscar a informação e a planificação da recolha da informação.







Sem comentários: