Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Concepções das crianças sobre a aprendizagem

No âmbito de uma disciplina do Mestrado, eu e a Raquel, preparamos um trabalho para apresentar sobre a aprendizagem.
Nesta lógica pareceu-me oportuno ouvir as crianças do meu grupo. O resultado foi tão interessante que optei por partilha-lo convosco.
Como é que se aprende?
Beatriz: Com as professoras e os pais, porque eles ensinam-nos muitas coisas eles ensinam-nos a falar e a fazer coisas diferentes.
Marisa: Com os professores porque eles ensinam-nos a falar e a brincar. Eles falam comigo e eu penso e depois faço coisas e aprendo.
Matilde: as crianças aprendem com ajuda, mas para aprender têm que brincar e fazer coisas bonitas.
Maria: as pessoas aprendem com os avós, também com a mãe, porque quando estamos em casa a mãe trabalha connosco e ensina coisas. Também com as professoras porque nós andamos na escola e a professora ensina. Ela ensina quando fala e também quando os meninos fazem coisas. Os colegas também nos podem ensinar porque podem partilhar as coisas que descobriram com os amigos.
Sérgio: com as professoras e na escola senão não sabíamos nada. As professoras têm que fazer testes e trabalho para os meninos aprenderem.
Marta: com os amigos, porque eles são amigos e partilham as coisas.
Miguel: aprendemos na escola porque na escola estão a ensinar tudo. Fazem trabalhos e mostram aos colegas e assim eles aprendem.
João: aprende-se na escola porque a professora é que ensina coisas novas. Ela ensina a fazer coisas, a jogar a trabalhar nos projectos e assim os meninos aprendem.
Diana: aprendemos na escola porque fazemos muitas coisas e isso é aprender, em casa eu não posso fazer essas coisas.
Henrique: aprendemos coisas que não sabíamos, porque estamos na escola e temos muitos jogos, livros e colagem desenho e fantoches e projectos e depois fazemos essas coisas e aprendemos.
Margarida: aprendemos na escola e em casa.

1 comentário:

Maria da Luz Borges disse...

É mesmo da boca das crianças que vem a verdade.
Luz