Papel Principal

" Amar é ter um pássaro pousado no dedo.

Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento ele pode voar."

Rubem Alves

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos de nós juntos

sábado, 21 de novembro de 2009

Semana de 9 a 13 de Novembro


Após o momento da partilha, de fim de semana, iniciamos a sopa de castanhas como tínhamos combinado.
Foi necessário dividir as castanhas do saco, em duas partes iguais e as crianças apontaram logo como solução "traçar" o saco em dois, ou colocar as castanhas nos dois pratos da balança, para ficarem iguais.
O mesmo se passou em relação à água, medimos num copo de medida.
Descascamos e partimos os ingredientes e cozinhamos a sopa. No fim registamos os ingredientes que utilizamos e as quantidades, os materiais e os procedimentos.
Durante a tarde, como já estava agendado anteriormente, apresenta o teatro do
"Dentinho" aos meninos das outras salas.
Correu muito bem e finalizamos com uma canção.
A Doutora Alexandra marcou a nossa ida ao dentista para esta semana. Tivemos quase para não ir porque o tempo estava muito incerto. Mas por fim decidimos arriscar e correu tudo muito bem. Também tivemos oportunidade de colocarmos as questões que tínhamos preparado.
No dia do Magusto os meninos da sala dos pequeninos convidaram-nos para assistir a uma dramatização da Maria Castanha. Nós já conhecíamos a história, porque a Gabriela já tinha contado na sala.
Durante a conversa sobre a história ficamos a saber que a Graça também tinha nascido no País da Maria Castanha, só não sabíamos é porque é que a pele dela não era escura como a da Maria!
A Alexandra achava que a pele da Graça não escureceu porque a mãe dela tinha colocado muito protector solar!
O Miguel achava que não. A mãe tinha-lhe falado que as pessoas de pele mais escura têm uma " coisa na pele que é para não ficarem queimadas. Vimos que essa substancia se chamava melanina.
Por fim o Sérgio acrescentou que " se a Graça tem a pele clara então é porque a mãe dela e o pai também têm pele clara". Confirmei que os meus pais tinham pele clara.
De seguida a Alexandra acrescentou " então se os pais têm pele clara os filhos têm pele clara, mas se têm pele escura os filhos têm pele escura”.

O Magusto foi em comum com os nossos colegas do 1º ciclo, foi muito divertido.
Como tínhamos castanhas à mão resolvemos fazer uma resolução de problemas. Algumas crianças formularam o problema e encontraram estratégias de resolução.
Também registamos através do desenho o magusto.
A avaliação da semana foi positiva. As crianças consideraram a ida ao dentista, a confecção da sopa e o magusto como mais positivo. Referiram como menos positivo o barulho da cantina e a falta de recreio devido à chuva.

Sem comentários: